a

Facebook

Twitter

Copyright 2020 ANIDEP.
Todos os direitos reservados.

10:00 - 24:00

Atendimento de 2ª feira a sábado das:

96 782 33 90

Exclusivo Dúvidas acerca de Membros

Facebook

Twitter

Search
Menu
 

FAQ

Perguntas Frequentes

este espaço serve para que possa tirar as suas dúvidas ou encontrar resposta às suas questões. Não encontrou o que procura? por favor entre em contato!

  • Como devo escolher um Investigador Privado?

Para escolher um Investigador Privado, deverá em primeiro lugar aceder à página para esse efeito aqui no site da ANIDEP em membros-associados.

De seguida, procure o profissional mais perto do local onde pretende desenvolver o trabalho ou mais perto da sua residência. Faça então o agendamento de uma reunião com o elemento escolhido e acerte prazos e honorários para que o serviço em questão possa ser desenvolvido.

 

  • Encontrei alguém na internet que não estava no diretório da ANIDEP mas que se apresenta como membro da ANIDEP, posso confiar?

Não! Todos os membros de pleno direito da ANIDEP constam no Diretório Profissional em membros-associados! Caso alguém se apresente como membro da ANIDEP, peça para verificar o cartão de identificação do elemento. Verifique a data e os dados constantes no documento. Caso a data não esteja em sintonia com o ano em curso, entre de imediato em contato com os serviços da ANIDEP. Provavelmente estará na presença de um burlão!

 

  • Encontrei um site na internet que tem alusões e emblemas da ANIDEP mas ao verificar no diretório da ANIDEP, não encontrei o site em questão referenciado, posso confiar?

Nao! caso não encontre uma ligação entre o site que encontrou na internet e o diretório da ANIDEP, provavelmente é alguém que se está a fazer passar por membro legítimo da ANIDEP para o (a) poder burlar!

 

  • A atividade de Investigação Privada é ilegal em Portugal?

A atividade de Investigação Privada em Portugal não é ilegal, no entanto, não é uma profissão regulamentada apesar de ser reconhecida pela Autoridade Tributária, através de código próprio e também prevista na Classificação Portuguesa das Profissões.

É por este mesmo motivo que deverá escolher profissionais credenciados pela ANIDEP e evitar ser burlado(a).

 

  • Ouço falar que existem muitos charlatões e vigaristas que se passam por detetives e enganam as pessoas! Porquê confiar na vossa associação?

É sem duvida necessário ter algumas precauções ao contratar os serviços de um detetive privado. O desemprego e a curiosidade, fazem com que muitos se passem por profissionais somente para subtrair dinheiro aos incautos.

Através da ANIDEP, está a lidar com uma entidade séria. A ANIDEP – Associação Nacional de Investigadores e Detectives Privados Profissionais, tem rigorosos critérios de admissão dos seus membros, por este motivo, é perfeitamente seguro optar pelos nossos membros associados.

 

  • Que garantia terei que o serviço contratado é efetivamente realizado?

Ao adjudicar os serviços dos nossos membros associados, deverá ser elaborado um contrato/acordo onde estão mencionados os seguintes pontos: identificação das partes; objecto da contratação; prazo contratado; valor acordado e o método de pagamento. Este documento é celebrado em duplicado. O cliente fica com uma cópia do contrato em seu poder para qualquer eventualidade.

 

  • Como saberei o que se passou durante o serviço que contratei a um membro associado da ANIDEP, assim como o resultado do mesmo?

No final do serviço contratado, o cliente terá direito a um relatório final escrito, onde constarão os factos acompanhados pelo material de prova recolhido.

 

  • Os Investigadores Privados da ANIDEP passam recibo do serviço que contratei?

Sim, os membros associados da ANIDEP deverão passar recibo dos serviços prestados. Para que não haja mal entendido, reforçe a ideia no momento em que contrata o trabalho.

 

  • O que diferencia os membros associados da ANIDEP dos outros que abundam na internet?

Os membros associados da ANIDEP, são profissionais que procuram a transparência, o rigor e a verdade. Além disso, são profissionais que estão sob a supervisão da ANIDEP. Ao contratar um dos membros associados da ANIDEP, está a contratar em segurança.

 

  • Pesquisei na internet e encontrei um site muito bonito e que refere que tem muitos anos no mercado e muita experiência, além de me apresentar um orçamento muito atrativo. não pertence à ANIDEP, é seguro contratar essa pessoa?

A internet é rica em ofertas variadas, prometendo mundos e fundos por valores dificeis de acreditar e cheio de pessoas que se dizem profissionais. Muitas dessas pessoas são apenas curiosos, que investem algum dinheiro para “fabricar” um site minimamente atraente, precisamente para servir de engodo e “pescar” o maior número de incautos.

A maioria, afirma ter vários anos de experiência. Tenha cuidado! Na grande maioria das vezes tudo não passa de uma grande mentira! Qualquer pessoa pode dizer-lhe que está no mercado desde 1999, 1985, 1980 ou 1829! Mas pouco poderão provar o que afirmam! Os profissionais que são admitidos pela ANIDEP, são obrigados a fazer prova documental dos anos de experiência, logo, o cliente saberá que está a lidar com pessoas integras e que lhe contam a história como ela é!

Temos conhecimento de vários individuos que estão muito bem posicionados nas pesquisas do Google, sabe porquê? É simples: Enganam um grande número de pessoas, precisamente por aparecerem no início das pesquisas. Levam-lhe o dinheiro e não realizam os trabalhos! A tática é comum, vão dizer-lhe que “não se passou nada” ou, “não é possível concluir o trabalho por isto ou por aquilo”, a partir daí, mesmo que não lhe cobrem os outros 50%, o primeiro valor que o cliente lhes pagou, é tudo lucro! é desta forma que têm recursos para colocarem anuncios dispendiosos no Google, de forma a permanecerem logo nos topos das páginas!

não se deixe enganar! Quando algo parece ser bom demais para ser verdade, é porque na realidade não deve mesmo ser verdade!

 

  • Em caso de litígio com um Investigador Privado que pertence à ANIDEP, o que devo fazer?

Caso se esgotem todas as possibilidades de diálogo com o profissional, acerca de um determinado serviço contratado, deverá reunir toda a documentação respeitante ao trabalho e condições contratadas. Logo de seguida, entre em contato com os serviços da ANIDEP. Exponha a sua versão dos factos devidamente comprovada. A Direção da ANIDEP irá desenvolver diligências no sentido de apurar o sucedido. O papel da ANIDEP será mediar o diálogo entre as partes e, se necessário, baseado nas provas apresentadas, caso haja culpa ou violação dos Estatutos ou Código Deontológico por parte do IP, este será sancionado de acordo com os Estatutos desta Associação.

O contratante terá sempre um acompanhamento por parte dos serviços da ANIDEP.

 

  • A ANIDEP dá formação para quem quer seguir a profissão de investigador privado?

A ANIDEP no momento não dispõe de nenhum programa de formação para pessoas que querem seguir a profissão de Investigador Privado.

 

  • Não havendo formação, o que devo fazer para dar os primeiros passos nesta profissão?

O interessado em iniciar a profissão de Investigador Privado, deverá numa fase inicial, contatar um investigador privado membro da ANIDEP e expôr a sua pretenção. Poderá iniciar-se na profissão como colaborador. Desta forma irá aprender a arte da investigação privada e solicitar, através do profissional que se responsabiliza pelo iniciante, a admissão na ANIDEP com  a categoria de Aspirante de IP.

 

  • Tenho outra questão que não encontro aqui nas Perguntas Frequentes, o que faço?

Caso não encontre aqui resposta à sua dúvida, por favor queira entrar em contato através dos canais ao dispor para o efeito. Daremos uma resposta à sua solicitação o mais breve possível!